Caos aéreo na Europa já afeta 20 países; 17.000 voos foram cancelados

17 de abril de 2010 por AAmigos  

Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/europa-vive-3o-dia-caos-aereo-nesta-sabado-550506.shtml

Caos aéreo na Europa já afeta 20 países; 17.000 voos foram cancelados

17 de abril de 2010

A Europa enfrenta neste sábado o terceiro dia consecutivo em meio ao caos aéreo provocado pela nuvem de fumaça e cinzas lançada durante a erupção do vulcão Eyjafjallajokull, na Islândia. O problema já afeta o tráfego aéreo em 20 países do continente, que têm a circulação de aeronaves interrompida total ou parcialmente, segundo a agência de notícias Reuters.

A Agência Europeia para a Segurança na Navegação Aérea (Eurocontrol) informa que pelo menos 17.000 voos foram cancelados neste sábado. Um comunicado da agência explica que, em condições normais, 22.000 voos seriam operados, mas apenas 5.000 deles devem ocorrer. O comunicado ainda diz que estão proibidos os pousos e decolagens de aviões civis “na maior parte do norte e do centro da Europa”. O caos europeu já provoca consequências no Brasil, onde 23 voos já foram cancelados até o momento.

Na Grã-Bretanha, as autoridades decidiram estender até as 6h de domingo (3h no horário de Brasília) a restrição de voos em seu espaço aéreo. A circulação de aviões, porém, poderá ser retomada aos poucos na Escócia e na Irlanda do Norte ainda durante este sábado, até as 18h (15h de Brasília). “Isso pode permitir que alguns voos domésticos operem sob controle de tráfego individual”, afirmou o organismo responsável pelo tráfego aéreo britânico.

Passageiro dorme no aeroporto de Heathrow, em Londres ( AP)

Os países e regiões que mais sofrem com o problema são Áustria, Bélgica, Croácia, República Checa, Dinamarca, Estônia, Finlândia, norte da França, Alemanha, Hungria, Irlanda, norte da Itália, Holanda, sul da Noruega, Polônia, Romênia, Eslováquia, Eslovênia, Suécia, Suíça e a Grã-Bretanha.

Segundo a agência France-Presse, no norte da Itália, o espaço aéreo ficará fechado pelo menos até a manhã de segunda-feira, enquanto, na Alemanhã, a restrição permanecerá até às 8h de domingo (3h no horário de Brasília).

Cinzas – E as previsões não são nada animadoras. Um meteorologista do Instituto de Meteorologia da Islândia disse à agência France-Presse que os ventos provavelmente seguirão levando cinzas do vulcão islandês para a Europa durante pelo menos os próximos quatro ou cinco dias. “As cinzas continuarão dirigindo-se para a Grã-Bretanha e para a Escandinávia”, afirmou Teitur Arason. “

O fenômeno interrompeu totalmente o tráfego nos quatro maiores aeroportos do continente – Heathrow, na Grã-Bretanha; Charles de Gaulle, na França; Schiphol, na Holanda; e Frankfurt, na Alemanha. Fotos de satélite divulgadas pela Organização Europeia para a Exploração de Imagens Meteorológicas (Eumetsat) revelaram na sexta-feira extensão do fenômeno.

As cinzas – que na noite de quinta-feira começavam a alcançar o território da França, após encobrir a Grã-Bretanha, a Escandinávia, a Bélgica e a Holanda – já estavam sobre o norte da Itália, no Mar Mediterrâneo. A leste, a nuvem de poeira também chegava à Polônia e à Eslováquia.

Estimativas indicaram que cerca de 1,3 milhão de passageiros teriam sido prejudicados, a maior parte pelo cancelamento de voos internacionais – em especial entre EUA e Europa.

(Com agências Reuters, Estado e France-Presse)


Compartilhar Post

 

Publicações Relacionadas

E aí? Tem algo a dizer?