Sergipe fica em 8º no Desafio Sebrae 2009

Sergipe fica em 8º no Desafio Sebrae

Escritório da equipe de Sergipe no hotel Kubitschek Plaza em Brasília
Escritório da equipe de Sergipe no hotel Kubitschek Plaza em Brasília

O principal objetivo do Desafio SEBRAE é estimular a cultura empreendedora. Ele é coordenado pelo Sebrae e COPPE / Universidade Federal do Rio de Janeiro, patrocínio Banco do Brasil

Sergipe fez bonito e conquistou o oitavo lugar no Desafio Sebrae 2009. Mas para chegar à grande final, a equipe Roletrando teve que vencer quatro fases classificatórias, incluindo a final estadual e se semifinal nacional, realizada em Brasília. Participaram da semi 145 estudantes, divididos em 32 equipes.

A Roletrando é formada pelos alunos Vinicius Almeida Castro, Thaissa Almeida, Thiago Mello e Danilo Reinert, da Universidade Federal de Sergipe e Universidade Tiradentes, eles estudam nos cursos de arqueologia, ciência da computação e petróleo e gás. A grande vencedora do jogo virtual foi a Equipe Peridilare, formada por cinco estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo.

Vinicius Castro, cabeça da equipe, ficou satisfeito com o resultado e estava esperançoso para a final.

Todos os estados do Brasil numa pracinha
Todos os estados do Brasil numa pracinha

“Na semifinal competiram às equipes vencedoras dos seus estados. Todos conhecem bem a competição, foi uma disputa acirrada. E para deixar as coisas ainda mais complicadas, nessa fase o jogo estava ainda mais difícil, a tomada de decisão tinha que ser mais pensada, não podia haver erros. Mas foi ótima, a dificuldade era para todos, deixa a experiência ainda mais enriquecedora. Na final, logo no início das fases, nos faltou um pouco de sorte, então tomamos uma decisão errada, que prejudicou o resultado geral de nossa equipe. Mas valeu, foi uma excelente experiência de vida. Vale destacar que foi mais que justa a vitória do Espírito Santo, pois Peridilare era uma equipe diferenciada em que todos os membros entendiam muito do jogo”, revela.

Quando questionado sobre como agiu na grande final, o universitário foi cauteloso. “Queríamos a vitória, mas não deu, não foi fácil. Estávamos tranqüilos, focados, mas cometemos um erro logo no início da grande final”, diz Vinicius. Opinião compartilhada por Thaissa Almeida, única mulher da equipe. “Acreditamos no nosso potencial, sabíamos que podíamos sair vitoriosos dessa competição, tínhamos as mesmas chances do que as outras sete equipes. Participar da semifinal e da final foi uma ótima

Chave vermelha - Cada chave ficava em um andar do hotel
Chave vermelha – Cada chave ficava em um andar do hotel

experiência, parece com a final estadual, só que o jogo foi mais complicado, o mercado estava mais instável”. Para Thaissa participar do Desafio Sebrae é enriquecedor, “Deixa a gente mais preparada na hora que decidir montar nosso próprio negócio”, revela a estudante.

Enquanto Vinicius comemorou a decisão de forma cautelosa, e Thaissa emocionava-se com o excelente resultado, os parceiros Danilo e Thiago eram pura alegria. “Foi um jogo difícil, o mercado se comportou de forma inesperada, não vencemos mas participamos da final e representamos nosso estado da melhor forma possível”, afirma Danilo. Já Thiago está feliz por conhecer um pouco de como funciona o mundo dos negócios. “Tivemos noções reais de como é ser um empreendedor, essa experiência vou levar para a vida”, explica Thiago Mello.

O principal objetivo do Desafio SEBRAE é estimular a cultura empreendedora. Ele é coordenado pelo Sebrae e COPPE / Universidade Federal do Rio de Janeiro, patrocínio Banco do Brasil.

.

Semifinal

Finalistas - SE, RS, AM, PR, PI, MS e ES
Finalistas - SE, RS, AM, PR, PI, MS e ES

Participaram da semifinal 32 equipes, representando todos os estados do Brasil. Elas foram divididas em oito chaves, cada chave com quatro equipes. Classificava-se para a grande final a equipe vencedora de cada chave. Sergipe foi à vencedora da chave três, seu grande diferencial foi à constância em todas as fases do jogo.

.

Final

Oito equipes participam da final, três eram da região Sul, duas do Nordeste, uma do Sudeste, uma do centro Oeste e uma do Norte. O Rio Grande do Sul participou da final com duas equipes, já Sergipe, Piauí, Espírito Santo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Amazônia participam com uma equipe. Em 2008 a vencedora nacional foi uma equipe de São Paulo, que também venceu a final internacional, realizada em março desse ano no Rio de Janeiro. É a segunda vez que o Espírito Santo vence o Desfio Sebrae, a primeira foi em 2007.

.

Premiação

Premiação - Equipe de Sergipe - Felicidade pelos notebooks
Premiação - Equipe de Sergipe - Felicidade pelos notebooks

Todos os participantes das oito equipes que competem na grande final foram premiados com um lap top. A equipe vencedora vai participar de uma missão técnica com destino a Barcelona, na Espanha, onde irá conhecer uma cidade que é referência mundial em empreendedorismo. Sem falar que ela vai representar o Brasil na grande final internacional, que acontecerá em março de 2010 no Rio de Janeiro com a presença das equipes vencedoras dos outro sete países que já realizam o Desafio Sebrae com seus universitários.

.

Fato histórico

O Desafio Sebrae teve início em 2000, esse ano o projeto completa dez anos. Em 2009 foram mais de 131 mil estudantes inscritos, quase 40 mil a mais do que em 2008, que teve 82 mil universitários participando da competição. Outro fato interessante é que pela segunda vez Sergipe está presente numa final nacional do jogo virtual, a primeira foi em 2007 e a equipe ficou com a quinta colocação.

.

Desafio Sebrae - 10 anos
Desafio Sebrae - 10 anos
“É emocionante, fico feliz com a dedicação e o empenho dos alunos. Eles são vitoriosos, a sétima colocação foi um excelente resultado”, diz Luiz Machado, técnico do Sebrae em Sergipe responsável pela coordenação do Desafio.

Fonte: Sebrae.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Presidente do Sebrae na premiação (Roletrando tá de Vermelho)
Presidente do Sebrae na cerimônea de premiação
Festa de encerramento
Festa de encerramento

2 respostas para “Sergipe fica em 8º no Desafio Sebrae 2009”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *