Forró Caju 2009 – 19/06





Com um público estimado em mais de 100 mil pessoas, a noite de abertura do Forró Caju 2009 foi digna da expectativa que o evento costuma gerar.

Atrações

A primeira atração da noite, a cantora sergipana Cremilda, animou a galera que chegou mais cedo para a festa. Logo em seguida veio a Orquestra Sanfônica de Aracaju, que tocou um forrozinho de primeiríssima qualidade, daqueles dos bons, tanto para ouvir quanto para dançar, ou para os dois, é lógico. Depois da Sanfônica, veio o forró autêntico de mestre Zinho.

Em seguida, num clima de “viemos para fazer um show que vai ficar na memória” subiu ao palco a banda Aviões do Forró. Era latente, principalmente para quem estava mais pertinho da banda que eles estavam a fim de dar o melhor. E conseguiram, pois foi dos melhores shows do Aviões que já presenciei.

Solange e as dançarinas mostraram gás e pique invejável no palco, trocaram de roupa no mínimo três vezes e deram espetáculo em termos de beleza, disposição e graça. Além disto, todos estavam muito animados e empolgação, o que naturalmente se refletiu no público que foi ao delírio ao som da banda.

O repertório ajudou a tornar o show ainda melhor, foi um repertório um pouco mais agitado que o normal, um pouco mais direcionado a fazer dançar, digo isto, tanto por causa dos sucessos da própria banda, que foram todos tocados da melhor forma possível, quanto pela inserção de sucessos que são comuns no repertório de outras bandas. Um exemplo disto foi Solange Almeida cantando “Burguesinha” que teve direito a “suquinho de maça” e tudo. Muito bom!

Durante a apresentação, Solanje Almeida anunciou que a gravação do próximo DVD ao vivo será em Aracaju, no mês de setembro. Uma demonstração clara do carinho e do respeito que a banda nutre pelos sergipanos. Uiii….

Estrutura do Evento

Novamente o evento foi muito bem montado. Acredito que foi feito o melhor possível. Gostei do que vi. Achei legal que não estava tão apertado quando nos dois anos anteriores, mesmo na abertura com aviões do forró numa sexta. Lembro que a 2 anos, Aviões tocou numa terça e estava muito mais apertado. Não achei o publico menor. Uma coisa muito legal e extremamente simples que foi feita, foi liberação de um grande espaço que fica na lateral dos camarotes e a esquerda de quem está de frente para o palco. Isto tornou o melhor local para ficar na festa (mais folgado e com gente mais bonita) ainda melhor. Minha análise desta parte é superficial. Comentários são bem vindos.

Segurança

Não tive ainda acesso às estatísticas, mas vi a polícia agindo muito rapidamente ao menor sinal de confusão. Percebi umas 5 confusões, mas não vi quem estava brigando em nenhuma delas, pois a PM agiu muito rapidamente em todas, resolvendo o problema em segundos. Espero que tenha sido assim na festa toda. Outro ponto legal que observei, foi que a revista, pois no momento em que entrei estava muito cuidadosa.

Tratamento dado a imprensa online

Antes de tudo, quero dizer que esta crítica não é direcionada exclusivamente ao evento Forró Caju 2009. Pois justamente no âmbito governamental, o tratamento, se não é o ideal, está significativamente mais próximo do ideal que no âmbito privado.

Um ponto negativo foi sentir novamente a falta de respeito com que são tratados os profissionais dos portais de notícias na internet, mesmo devidamente credenciados.

O ponto mais obscuro desta questão é uma generalização que beira o preconceito direcionado apenas aos crachás identificados com a palavra “SITE”. Esta rotulação é generalista e ridícula, tendo até mesmo tons preconceituosos. Veja nosso próprio exemplo, caro visitante. Na prática, o que fazemos é coletar, redigir, editar e publicar informações sobre eventos atuais, assim como qualquer jornal do mundo. No nosso caso publicamos conteúdo de forma diferenciada num portal moderno e que sempre está atualizado. Discriminar-nos por não publicarmos em papel, é ridículo. Até porque, o papel é um meio que gradativamente vem perdendo popularidade como fonte de notícias atuais, ao contrário da Internet que só tem crescido neste sentido.

Queremos destacar que no caso do Forró Caju 2009 o acesso foi liberado, notadamente nos ambientes (camarotes, palco, etc) sob a responsabilidade do setor público, mas mesmo assim foi fácil perceber que certas restrições eram impostas apenas a profissionais da imprensa online. Mesmo estes estando devidamente credenciados para o evento.

Um ponto positivo foi o pessoal que fez o controle no acesso aos ambientes. Independente de ser particular ou público, independente de políticas de restrições injustas e generalistas, todos os profissionais desta área se mostraram muito bem preparados, o que é muito bom.

Considerações finais

Foi uma festa maravilhosa que mostrou que o Forró Caju, mesmo com menos dias e consequentemente menos atrações, continua vivo e forte. Começou com o pé direito. Fica a torcida para que seja assim, neste bom “chamego que mexe com a gente” até o último dia.

Cobertura: Vinicius AC e Luciana Lima. Texto: Vinicius AC

Vídeos:


Áudio:

Fotos:

2 respostas para “Forró Caju 2009 – 19/06”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *