Verão Sergipe 2009 – Caueira e Pirambu

9 de janeiro de 2009 por Samara Kenia  

Verão Sergipe

É Verão! Sol, praia, calor… Tempo de academias lotadas, corpos sarados, esportes, biquínis e água de coco. O Sol assume sua posição de astro maior e vai conduzindo a vida terrestre. É tempo de sedução, paquera… Carnaval à Vista. Nesta estação do ano a temperatura sobe e os dias são mais longos. Sergipe se veste de ferveção e o governo do estado em parceria com algumas prefeituras promove o “Verão Sergipe”. Um evento que em sua segunda edição mistura atividades esportivas e culturais, oferecendo ao público local e aos turistas que passeiam pela terrinha opções de diversão e entretenimento para satisfazer qualquer preferência.

A expectativa do governo do Estado é de atender a um público de aproximadamente 80 mil pessoas em cada noite de evento e para isso uma forte estrutura foi montada. As atrações musicais se revezam em dois palcos, evitando a espera demorada entre uma apresentação e outra. Para os eventos esportivos serão montadas três arenas poliesportivas. O SAMU estará presente como na primeira edição, com ambulâncias cuprindo plantões 24h e um posto médico, além de Unidades de Suporte básico nas cidades. A segurança, por sua vez, é garantida pela presença de 312 profissionais da polícia militar, que contarão com o reforço de unidades de força especial nas cidades-sede atuando também 24h.  Na estrada, quem coordena o caminho são os agentes da polícia rodoviária federal em parceria com o pessoal da CPRv. Dá pra sair de casa tranquilo, é só não abusar!

.

Esportes

A programação do Verão Sergipe conta com atividades esportivas que acontecerão nos dias 16 e 17 de Janeiro na Praia de Caueira e nos dias 30 e 31 de Janeiro em Pirambu, das 8 às 17 horas. Dentre as modalidades, destacam-se o bodyboard, vôlei de praia e futebol de areia.

  • Caueira – 16/01 e 17/01

    • 8h às 12h

      • Vôlei 2×2/4×4
      • Futvôlei
      • Hand Beach
    • 14h às 17h

      • Futebol de areia
      • Surf
      • Body Board

  • Pirambu – 30/01 e 31/01

    • 8h às 12h

      • Vôlei 2×2/4×4
      • Futvôlei
      • Hand Beach
    • 14h às 17h

      • Futebol de areia
      • Surf
      • Body Board

Música e Cultura

Durante os dias de evento, das 17 às 19 horas, estarão se apresentando na área dos destinada à programação noturna grupos folclóricos e sendo realizadas oficinas de rádio de de percussão. Tudo isso com o intuito de interagir o público com as manifestações culturais sergipanas. Além das competições esportivas e culturais, o Verão Sergipe traz uma programação de shows musicais com a participação de grandes nomes da música nacional e atrações locais. Seguindo o ritmo da primeira edição, Caueira e Pirambu recebem numa forte estrutura de palco, segurança e assistência ao público, músicos de variados estilos, atendendo a variedade do espectador do projeto. É gente de todo o estilo, das mais diversas idades, mas com o mesmo pique frenético decorrente da vontade de se divertir. Abaixo apresentamos as atrações que irão balançar a galera na Caueira e em Pirambu.

Apresentações Folclóricas

  • Caueira – 16/01
    • 17h às 19h – Samba de Coco e Reizado de Nenêm
  • Caueira – 17/01
    • 17h às 19h – Cacumbi e Reizado de Juarez
  • Pirambu – 30/01
    • 17h às 19h – Lariô de Pirambu E Lariô da tartaruga
  • Pirambu – 31/01
    • 17h às 19h – Reisado de Marimbondo

Oficinas

  • Caueira -12/01 a 16/01
    • 9h às 12h e 14h às 17h – Oficinas de rádio (Mídia Jovem) e percussão (Burundanga)
  • Caueira – 16/01
    • 8h às 12h e 14h às 16h – Oficina de Educação Ambiental

Programação Musical

Caueira

[ Cobertura do evento (fotos) ]

Naurea

  • 16/01 – Sexta-Feira

    • 21h – NaurÊa – É Sergipe na veia. Formada em 2001, a banda investiu na mistura do samba com o baião, além de outras batidas influenciadas por diversas tendências musicais.  Naurêa tem ganhado destaque ao longo de sua história, ultrapassando as fronteiras do Estado, além de ser presença garantida nos eventos mais importantes em sua terra natal, embalando o público com canções como “Alcóol ou Acetona”, “Bomfim”, entre outras.

    • 23h – Titãs – Banda de rock formada em São Paulo na década de 80, o Titãs integrou o quadro do rock/pop nacional em sua época mais Titãsbadalada, ao lado dos grupos Legião Urbana, Ira, Engenheiros do Hawaí, Paralamas do Sucesso e Barão Vermelho. Dentres as canções, destaque para Sonífera Ilha, Marvin, Família, Flores, Epitáfio e Enquanto Houver Sol. Contabilizando 16 CDs ao longo da carreira, além das participações em trabalhos de outros artistas, o Titãs é integrado atualmente pelos músicos Paulo Miklos, Tony Belloto, Branco Mello, Charles GavinSérgio Britto, que com o afastamento de Arnaldo antunes e Nando Reis e o falecimento de Marcelo Formmer (2001) convidaram Emerson Villani e Lee Marcucci para acompanhar o grupo. O último trabalho da banda,  lançado em 2008 é o resultado de uma parceria com o Paralamas do Sucesso, que devido ao grande tempo de amizade resolveram comemorar juntos os 25 anos de carreira gravando um CD/DVD intitulado Paralamas e Titãs: Juntos e Ao Vivo. E no Verão Sergipe os fãs poderão conferir a atuação das duas bandas, pena que em datas diferentes.
      .
    • Daniela Mercury01h – Daniela Mercury – E lá vem o furacão baiano. Daniela Mercury é uma artista versátil, considera uma das precusoras do axé a cantora leva o título de Rainha deste ritmo contagiante. Desde o início de sua carreira profissional na década de 90, Daniela conquistou espaços no cenário artístico e social que lhe proporcionou ultrapassar as fronteiras e conquistar o mundo. Consagrada como dançarina, cantora e produtora musical, a artista assumi também responsabilidades com trabvalhos sociais em prol das crianças, sendo condecorada em 1995 Embaixadora Nacional da Boa Vontade pelo UNICEF e participando das atividades de Ong’s Internacionais em causas nobres. Daniela Mercury foi vocalista da Banda Eva de 1986 a 1988, e depois de integrar outros grupos musicais ela resolve partir para a carreira solo. Em 1190 começa uma nova fase de trabalho para a artista, que grava seu primeiro disco com uma gravadora independente. Swuing da Cor, faixa integrante deste trabalho, coloca a musa nas paradas de sucessos das rádios baianas em 1991. Daí até os dias atuais o que se viu foi um crescimento desenfreado no reconhecimento e no número de seguidores, tornando Daniela Mercury uma das cantoras mais badaladas do país. O Canto da Cidade, Música de Rua, Rapunzel, Minas com Bahia, dentre outras, são canções que se destacam ao longo da carreira de Daniela Mercury. Em 2008, a canção Preta, gravada com a participação de Seu Jorge, chega ao mercado como um single, que segundo a própria cantora é uma das canções que compões o repertório do próximo CD. Mais um ano começa e os sergipanos recebem de braços abertos na edição 2009 do Verão Sergipe o vulcão baiano, que promete eletrizar a Caueira. Encerrando o primeiro dia de Shows do Evento.
  • 17/01 – Sábado

    • Capitão Parafina e os Haoles21h – Capitão Parafina e Os Haoles - Nascida em 2002, fruto de apresentações em festas e barzinhos, a Capitão Parafina e Os Haoles faz som no estilo surf music, influenciado por bandas nacionais da década de 80, de um jeito irreverente e divertido. O repertório da banda traz canções de autoria dos próprios músicos, como Porque amo essa mulher, Eu já joguei Master System e Fugindo desesperadamente do helicóptero malvado na densa selva sombria e úmida com muitos perigos_ sim, isso é um nome de uma música que pode explicar a irreverência. A banda baiana pode ser considerada veterana no Verão Sergipe por ter presença marcada em suas duas edições, ambas na Caueira (e na última noite).
      .
    • Paralamas23h – Paralamas do Sucesso - Os Paralamas do Sucesso é uma banda de rock formada no final da década de 70. Integrada por Herbert Viana, Bi Ribeiro e João Barone, comemorou em 2008 seus 25 anos de carreira profissional e gravou o CD/DVD intitulado Paralamas e Titãs: Juntos e Ao Vivo. São 25 anos de muita história, dentre alegrias e tristezas, a banda segue carimbando sua marca no cenário musical nacional e internacional. Pela primeira vez no Verão Sergipe, os Paralamas do Sucesso é a atração principal da segunda noite de shows na Caueira, e o repertório da banda vai trazer canções que marcaram carreira e algumas músicas “inéditas” que compõem o álbum “Brasil Afora”, previsto para chegar ao mercado em fevereiro deste ano. O single de estréia do novo CD é a música A lhe Esperar, composição de Arnaldo Antunes e Liminha.
    • Cachorro Grande01h – Cachorro Grande – Formada em meados de 99, a Cachorro Grande é uma banda de rock natural do Rio Grande do Sul. Influenciados pelos Beatles, Rolling Stones, Kings, Os Mutantes e alguns outros nomes do rock da década de 70, a banda contabiliza quatro CDs gravados, com sucessos como Lunático, Debaixo do Chapéu, Você não sabe o que perdeu, dentre outros. Do álbum mais recente, lançado em 2007, destaca-se a canção Você não sabe o que perdeu. Registrando sua marca em shows realizados por diversas cidades do Brasil, a banda confirma seu sucesso ao concorrer a prêmios musicais e trabalhar em parceria com outros artistas, a exemplo do Especial MTV Estúdio Coca-Cola no qual gravou um hit junto com o cantor Nando Reis.

Como foi o show?

A Caueira no sábado estava lotada de gente bonita. Por volta das 21:30h a banda Capitão Parafina sobe ao palco, trazendo seu rock irreverente e animando a galera. Um início fervoroso, aquecimento para receber a atração principal da noite. Quando os Paralamas sobem ao palco, uma nuvem de expectativa rodeia os fãs que se aglomeram o mais próximo possível da banda. A praia cheia de gente parece vibrar com os pulos. A galera canta refrões e músicas inteiras, e o último show da turnê “Hoje” do Paralamas é regado pela integração com o público. Sucessos dos 25 anos de carreira da banda embalam a noite. Em um pouco mais de uma hora e meia de apresentação o Paralamas do Sucesso conseguiu satisfazer o público presente, mas ao final ficou o desejo do bis. Para finalizar a noite, assumem o palco os garotos da Cachorro Grande, depois de acompanharem o espetáculo do Paralamas lá em cima do palco e receberem algumas fãs no camarim, começa o rock dos gaúchos. A última noite de show na Caueira chega ao fim e fica agora a espera dos dias 30 e 31, em Pirambu. A estrutura do evento, o acesso aos veículos de impresa, os serviços de apoio ao público, estava tudo na mais perfeita ordem. A organização está mais uma vez de parabéns pela festa.

Pirambu

COBERTURA DO EVENTO (fotos)

  • 30/01 – Sexta

    • 21h – Reação O reggae da Reação abre a primeira noite de show em Pirambú. A banda legitimamente sergipana, nascida na periferia de Aracaju traz em seu repertório canções com marca ideológica, como sendo mensagens de alerta para o público jovem sobre as questões do mundo. A musicalidade cheia de swing tem como referência o trabalho de artistas como Peter Tosh, Bob Marley e até Bezerra da Silva e Luiz Gonzaga, dentre outros. Em 2004 chega ao mercado o primeiro CD da banda, intitulado Na Força da Fé, contendo 13 faixas compostas pelos próprios integrantes da banda. Dentre os hit’s, evidência para Sinal de Alerta. A galera canta: Azul e Vermelho piscando pode ser sinal de perigo…
    • Jorge Ben23h – Jorge Ben Jor – Alô alô W/Brasil…” Mais uma participação de Jorge Ben Jor no Verão Sergipe. No ano passado o músico subiu ao palco da edição da Caueira, apresentando sua conhecida boa forma musical. Seu estilo engloba humor e sátira numa mistura de ritmos que traz rock, funk, samba, pop, maracatu, bossa nova, dentre outros. Carioca da gema e com uma personalidade muito marcante, o cantor iniciou sua carreira profissional com a música Mas Que Nada, que se tornou a música brasileira mais tocada nos Estados Unidos, sendo regravada recentemente pelo grupo Black Eyed Peas em parceria com o pianista brasileiro Sérgio Mendes. Sua lista de canções famosas é extensa, mas se pode destacar aqui Fio Maravilha, W/Brasil, Gostosa, A Banda do Zé Pretinho, Zazueira e Chove Chuva, que tem versões das mais variadas interpretadas por outros artitas de renome nacional.
    • Diogo Nogueira01h – Diogo Nogueira - Com samba no nome, filho do saudoso João Nogueira, Diogo Nogueira aprendeu ainda no berço o valor da música. Frenquentando junto com o pai rodas de samba no Rio de Janeiro, o garoto foi ganhando notoriedade dentre os sambistas mais respeitados do país. Em 2005, ao interpretar a canção “O poder da criação” num show de comemoração dos 40 anos de carreira da cantora Beth Carvalho, Diogo emocionou a platéia do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Em 2007, chega ao mercado o primeiro CD/DVD do cantor e compositor , gravado ao vivo com a participação de convidados, como Marcelo D2 e Xandy de Pilares (Grupo Revelação), num repertório formado por sambas clássicos e músicas inéditas. A turnê do projeto Ao Vivo conduziu o samba do Nogueira por todo o Brasil em 2008. Este ano, dando continuidade ao trabalho de divulgação do álbum, Diogo Nogueira pinta na terrinha sergipana pela primeira vez, encerrando a primeira noite de Shows do Verão sergipe em Pirambu. Lindo, com pinta de boêmio e um jeitinho malandro, vai ser difícil resistir aos encantos do sambista.
  • 31/01 – Sábado

    • Maria Scombona21h – Maria Scombona – É uma banda tipicamente sergipana que vem ganhando espaço no âmbito musical. Rica em história e provedora de um tipo musical que envolve rock, batida funk, blues e muita regionalidade, Maria scombona vem conquistando o público através do projeto “Circuito Escolar Maria Scombona“, pelo qual a banda vem percorrendo escolas de Aracaju divulgando seu traalho e a importância da música para a sociedade. O primeiro disco, Grão, saiu em 2002.  O segundo trabalho entitulado de “Segundo“, foi lançado em 2005 e os shows da banda vem ocupando espaços pelo Brasil a fora.
      .

    • Nando Reis23h – Nando Reis – Ex-baixista do Titãs, grupo de rock que marcou história nos anos 80, Nando Reis atualmente segue carreira solo com a banda Os Infernais. Conhecido como um dos maiores compositores de sua geração, Nando (com toda intimidade) tem composições cantadas nas vozes de Cássia Eller, Samuel Rosa, Rogério Flausino, Toni Garrido, entre outros. Nando Reis foi uma das grandes atrações do Verão Sergipe 2008, dividindo o palco na mesma noite com Vanessa da Mata na praia da Caueira.

    • Nação Zumbi01h – Nação Zumbi - Banda nascida em Recife no início da década de 90, inicialmente era conhecida por Chico Science e Nação Zumbi. Chico Science era vocalista da banda e compositor, considerado, junto com o Fred Zero4 da banda Mundo Livre S/A, fundador do movimento Manguebeat, movimento musical que mistura rock, hip hop, maracatu e música eletrônica. O primeiro CD da banda, intitulado Da Lama ao Caos, deu início a projeção do grupo no cenário nacional com as músicas A cidade, Da Lama ao Caos, Praieira, entre outras. Com o segundo trabalho, lançado em 1996, o grupo excursiona pelos Estados Unidos e pela Europa, confirmando o sucesso do estilo inovador do Chico. Em 1997, o Nação Zumbi perde seu líder em um acidente de carro, mas não deixa de realizar suas atividades, dando continuidade ao trabalho iniciado por ele. No ano seguinte é lançado um CD Duplo com músicas novas e algumas versões diferenciadas de sucessos antigos. As músicas continuaram retratando a natureza, com o balanço e a batida do movimento Manguebeat. O mais recente álbum da banda, que contabiliza  7 álbuns gravados, tem por título Fome de Tudo e foi lançado em 2007. No ano de 2008 os sergipanos puderam conferir no último dia do Projeto Verão Aracaju a atuação do Nação Zumbi numa estrutura montada na Rua da Cultura e este ano eles sobem ao palco do Verão Sergipe em Pirambú, na última noite do evento.
    • Alapada03h – Alapada – Alapada encerra o Verão Sergipe Pirambu com muito pop, reggae e rock. A banda sergipana tem um repertório que abrange o niverso no qual se inserem os músicos, muito surf, mar, capoeira, amores, questões sociais , etc. Figurinha carimbada nos grandes eventos do Estado, Alapada colhe os frutos do sucesso e já dividiu palco com grandes nomes da música nacional. Com os álbuns Diversidade (2005) e Fazendo Valer (2007) a banda vem compondo sua história no cenário musical. As canções mais populares são Livre pra Voar, Baculejo e Nó de Marinheiro.

Fonte: sites oficiais das bandas, site oficial do verão sergipe, site agência de notícias de sergipe.


Compartilhar Post

 

Publicações Relacionadas

E aí? Tem algo a dizer?

Comentários

Uma Resposta para “Verão Sergipe 2009 – Caueira e Pirambu”
  1. Vote -1 Vote +1Samara Kenia
    disse:

    Bate e Volta para Pirambu
    Saída: Cond. Porto das Águas
    Contato: é só responder este comentário.