A portabilidade chegou a Sergipe

21 de janeiro de 2009 por lucipriscila  

No ultimo dia 19 de Janeiro chegou a Sergipe a Portabilidade

O que é portabilidade?

vivo-tim-claro-oi-operadoras-celular-brasil

Portabilidade é poder mudar de operadora e manter seu próprio número, ou seja, o consumidor vai poder usufruir dos serviços de uma nova operadora sem precisar mudar aquele número já conhecido por todos.
Para mudar de operadora algumas regras tem quer ser seguidas, como:

  • A migração só pode ser feita por números de mesma modalidade, ou seja, de fixo para fixo e de móvel para móvel, e dentro do mesmo DDD.
  • A solicitação da portabilidade deve ser feita na operadora que se deseja ir. Se o cliente é da operadora A e deseja ir para operadora B, ele deve entrar em contado com a central de atendimento da operadora B ou ir até uma loja da mesma e fazer o pedido, onde será preciso informar seus dados pessoais (nome, endereço, CPF, RG), o número do telefone e o nome da prestadora atual. O usuário receberá um número de protocolo da solicitação. O processo será realizado em até cinco dias úteis, com data e hora marcadas.
  • O consumidor deve respeitar o prazo e somente inserir o chip, que terá que ser novo,  da nova operado no momento combinado.  Caso o consumidor não respeite a data e hora estipuladas, a portabilidade não acontecerá. Durante a migração, o serviço poderá ficar indisponível por até duas horas.

Quanto custa?

As operadoras podem cobrar pelo serviço, porém a taxa não pode ultrapassar o valor estipulado pela Anatel de R$ 4,00. Se espera que, para atrair novos clientes, as operadoras arquem com esta taxa.

Quais as vantagens desta tal Portabilidade?

A manutenção do número na troca de operadora dará maior poder de negociação ao consumidor que atualmente pensa duas vezes antes de romper o contrato, para não abrir mão de uma linha conhecida.
A expectativa é que a implantação da portabilidade estimule as operadoras a tratarem melhor o cliente para não perdê-lo para a concorrência. Para isso, se esperam melhoras no preço, na qualidade dos serviços e no atendimento oferecido.

Veja o que diz o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec): “a portabilidade numérica é extremamente positiva e, justamente por isso, precisa ser divulgado e explicado para os consumidores de maneira mais ampla. As pessoas precisam estar cientes sobre seu direito de mudar de empresa e manter o número. Assim, não serão mais reféns de quem não prestar os serviços de telefonia de modo satisfatório.”

Quais os problemas?

Com a portabilidade, fica mais difícil descobrir para qual operadora se está ligando, dificultando também o controle sobre os planos que oferecem vantagens para ligações para linhas da mesma empresa. Este fato é confirmado por uma pesquisa feita em setembro de 2008 pelo Idec (saiba mais aqui). Como forma de amenizar este problema, a Anatel permite que as operadoras utilizem de serviços para identificação do número para o qual se está ligando. Essa identificação pode ser feita através de um toque que identifique a operadora ou por envio de um torpedo gratuito para 150 com o número a ser consultado. As operadoras  também são obrigadas a disponibilizar gratuitamente em seus sites este tipo de consulta.

Dicas importantes:

  • Cuidados com os planos de fidelidade. Agora, mais do que nunca, as operadoras tentarão usar este subterfúgio para prender os clientes;
  • O cliente tem que possuir um aparelho que aceite o chip de sua nova operadora. Se o celular atual for bloqueado não vai dar pra mudar de operadora mantendo o mesmo celular, seja com ou sem portabilidade. As opções são: desbloquear o celular “velho” ou comprar outro aparelho;

por Luciana Lima e Vinicius AC


Compartilhar Post

 

Publicações Relacionadas

E aí? Tem algo a dizer?

Comentários

2 Respostas para “A portabilidade chegou a Sergipe”
  1. Vote -1 Vote +1Juarez José de Santana
    disse:

    Quero mudar de opweadora, pois meu celular é novo e esta evaporando meus creditos.
    Neste sentido e por acreditar que a nova operadora mim dará, novo tratamento, em geral os incomodados é quem se muda, como estou incomodado e estou tendo oportunidade. gostria de mudar de operadora.
    Comfio no governo que ajudei elege-lo etc e tal…

    Att; JJSantana

  2. Vote -1 Vote +1dengerr
    disse:

    é interessante esse assunto.. até porque as operadoras dao descontos em aparelhos ou então promoções pra segurar a pessoa.. eu mesmo tenho 1 ano pra passar com a vivo porque participei de uma promoção e retirei um aparelho no programa de pontos…